O Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UVV (PPGCF-UVV) iniciou suas atividades no ano de 2010, inicialmente com o curso de mestrado e depois, em 2016, com o doutorado. O PPGCF-UVV possui uma única área de concentração intitulada de Ciências Farmacêuticas, com duas linhas de pesquisa:
– Fisiopatologia e fatores desencadeadores de doenças humanas e animais
– Produtos naturais: aspectos químicos, biológicos e aplicações.
Ao longo dos anos, a área de concentração e as linhas de pesquisa do PPGCF-UVV mantiveram-se bem alinhadas, com distribuição equilibrada de projetos de pesquisa e proposta curricular com disciplinas relacionadas a cada uma das duas linhas. A premissa básica do PPGCF é o compromisso com a formação de recursos humanos altamente capacitados, nos aspectos de formação científica, humanística e empreendedora. Políticas e procedimentos de qualidade são sempre pensados e implementados, visando o atendimento da missão do programa.
Missão: Formar com métodos inovadores e de maneira sustentável, mestres e doutores com conhecimento científico, humanístico e empreendedor.
Visão: Ser um programa reconhecido nacional e internacionalmente pela excelência da formação discente, produção científica e tecnológica na área de ciências farmacêuticas.
Valores: qualidade, ética, inovação e sustentabilidade.
Destacamos como políticas e procedimentos com foco na qualidade da formação do discente, a institucionalização da autoavaliação, que atualmente é realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pela avalição do todos os níveis de formação da Instituição.
Ainda não existem dados cadastrados!
Ainda não existem dados cadastrados!
O PPGCF da UVV foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2010, sendo o primeiro Programa de Pós-graduação da área de Farmácia do Estado do Espírito Santo. Inicialmente, com conceito 3 na CAPES, o PPGCF tinha apenas o curso de Mestrado, cujos primeiros mestres foram formados já em 2012. Nos anos seguintes, visando o crescimento do Programa, foi realizado um planejamento com suporte da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, bem como por um consultor externo, visando potencializar a evolução do programa com vistas à elevação do conceito do mestrado, e abertura do curso de doutorado. De fato, fruto desse empenho, em 2015 a CAPES recomendou o curso de Doutorado, antes mesmo de aumentar o conceito de 3 para 4 (2017). Além de ser o primeiro, atualmente ainda é único curso Doutorado em Ciências Farmacêuticas do Estado do Espírito Santo.
Historicamente, o PPGCF apresenta ótima abrangência, que pode ser percebida pela natureza dos projetos de pesquisa, igualmente distribuídos entre as linhas de pesquisa. Vale ressaltar que todos os 15 docentes permanentes coordenam pelo menos um projeto temático de pesquisa, com financiamento externo.
O PPGCF-UVV teve suas atividades iniciadas 40 anos após o início do funcionamento do primeiro programa da área de Farmácia sendo, portanto, Programa pioneiro no Espírito Santo demonstrando a sua importância regional no sentido de correção de assimetrias, além de permitir o desenvolvimento científico da área de Farmácia no Estado. Dessa forma, a criação do PPGCF-UVV representou uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento para os diferentes profissionais da área de saúde do Estado, carentes de oportunidades de qualificação em nível stricto sensu.
Coordenador
Colegiado (denise.endringer@uvv.br)
Colegiado (girlandia.brasil@uvv.br)
Colegiado (marcio.fronza@uvv.br)
Colegiado (tadeu.uggere@uvv.br)
Colegiado
Leia online todas as teses e dissertações já publicadas pelo programa de Arquitetura & Cidade
Princípios gerais da decisão estatística na pesquisa. Estatística descritiva e apresentação tabular e gráfica de resultados. Distribuição de probabilidades de interesse biológico e médico. Amostras e populações. Princípios gerais dos testes de hipótese e poder do teste. Níveis de significância. Métodos paramétricos e modelos lineares. Métodos não-paramétricos e modelos não-lineares. Modelos multifatoriais e métodos multivariados lineares. Métodos não paramétricos unimodais.
Estudo dos aspectos relacionados à pesquisa em Ciências Farmacêuticas, incluindo conceituação, métodos, planejamento da pesquisa e leitura crítica de trabalhos científicos. Fontes de financiamento de pesquisa e interpretação de editais. Elaboração do projeto de pesquisa. Desenvolvimento de habilidades na orientação de trabalhos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso.
Panorama da realidade educacional brasileira. Principais fundamentos da questão educacional e da prática do ensino. Natureza e características da docência no ensino superior em Farmácia e áreas afins. Planejamento de ensino. Métodos de ensino-aprendizagem adequados à área de saúde. Alternativas diversificadas e inovadoras para o ensino. Processo de avaliação.
A disciplina abordará conceitos sobre estrutura de ácidos nucléicos, replicação, transcrição, tradução, mutação e reparo do DNA. Para entendimento da expressão gênica, serão discutidos temas sobre síntese e processamento de RNA, biossíntese de proteínas e seu processamento pós-traducional, além de regulação dos mecanismos envolvidos. Serão discutidas as aplicações da tecnologia do DNA recombinante e as principais técnicas moleculares utilizadas no diagnóstico e prognóstico de doenças humanas. Também serão analisados os principais biomarcadores de doenças, assim como sua utilização experimental e clínica. Desta forma, a disciplina visa proporcionar aos alunos o aprendizado dos conceitos de Biologia Molecular e Biomarcadores de Doenças aplicados à pesquisa científica de sistemas biológicos, enfatizando as noções práticas, desenvolvendo com maior detalhamento conceitos relacionados a organização experimental e práticas de bancada.
Princípios da separação cromatográfica. Fundamentos de cromatografia. Estudo dos diversos métodos cromatográficos e fatores que influenciam sua eficiência. Cromatografia em papel, camada fina e coluna aberta. Cromatografia gasosa: mecanismos de separação, colunas e detectores. Cromatografia líquida de alta eficiência: mecanismos de separação. Tipos de detectores. Fases estacionárias e colunas. Análise qualitativa e quantitativa. Avanços recentes. Métodos hifenados. Aplicações.
Fundamentos da cultura de células. Conceitos básicos e aplicações. Parâmetros de crescimento, proliferação, metabolismo Celular. Métodos para obtenção e manutenção de culturas de células animais e humanas. Laboratório de cultura celular, instalações e equipamentos básicos. Técnicas para o manuseio de linhagens celulares, preparo de meios de cultura, esterilização, assepsia e biossegurança. Manipulação de células.
Introdução à Experimentação Repetição, Casualização, experimentos cegos e duplos cegos. Comparação de tratamentos. Princípios e definições do planejamento fatorial. Análise de componentes principais. Análise de discriminantes Experimentos de triagem de fatores utilizando planejamento fatorial. Planejamentos destinados à obtenção de superfície de resposta e regressão. Análise de dados e interpretação dos resultados.
Elaboração em conjunto com o Professor Orientador de estudos ou treinamentos adicionais necessários para a execução do Projeto de Pesquisa que dará origem à dissertação do mestrando. Estudos (seminários) setoriais dos laboratórios de pesquisa.
Elaboração em conjunto com o Professor Orientador de estudos ou treinamentos adicionais necessários para a execução do Projeto de Pesquisa que dará origem à dissertação do mestrando. Estudos (seminários) setoriais dos laboratórios de pesquisa.
Elaboração em conjunto com o Professor Orientador de estudos ou treinamentos adicionais necessários para a execução do Projeto de Pesquisa que dará origem à dissertação do mestrando. Estudos (seminários) setoriais dos laboratórios de pesquisa.
Aspectos éticos envolvidos na pesquisa em saúde. Ética da Pesquisa em Seres Humanos e Animais. Diretrizes e normas em pesquisa envolvendo seres humanos e animais: o papel dos Comitês de ética. Consentimento informado; Avaliação ética de projetos de pesquisa. Manipulação genética vegetal, animal e humana.
Utilização dos recursos que compõem o programa Epi Info (TM): criação de questionários estruturados, banco de dados, relatórios, mapas, análises estatísticas entre outros. Utilização desta ferramente na investigação de surtos epidêmicos, gerenciamento de dados de saúde pública e outras tarefas, aplicação de bases de dados e métodos estatísticos.
Conceito de microbiota e microbioma. Microbiota intestinal e a saúde humana e na patogênese de doenças, com ênfase em doenças cardiovasculares e metabólicas. Probióticos, prebióticos e simbióticos: conceitos, mecanismos de ação e efeitos sobre doenças cardiovasculares metabólicas.
Promover a formação empírica dos mestrandos, por meio da identificação, compreensão e análise das dinâmicas educativas envolvidas nas ações de orientação e produção científica. Será apresentada a rotina de orientação de alunos de iniciação científica, iniciação científica júnior e graduandos que realizam trabalho de conclusão de curso, visando dar ao mestrando a possibilidade de vivenciar questões relativas à gestão e as atividades de ensino-aprendizagem. O mestrando atuará na orientação dos graduandos e alunos do ensino de médio sob a supervisão de seu orientador de mestrado para aprimorar sua prática. Serão realizados encontros para a discussão dos resultados obtidos durante os experimentos, instigando a produção de textos e trabalhos que culminarão em produção científica.
Promover a formação empírica dos mestrandos, por meio da identificação, compreensão e análise das dinâmicas educativas envolvidas nas ações de orientação e produção científica. Será apresentada a rotina de orientação de alunos de iniciação científica, iniciação científica júnior e graduandos que realizam trabalho de conclusão de curso, visando dar ao mestrando a possibilidade de vivenciar questões relativas à gestão e as atividades de ensino-aprendizagem. O mestrando atuará na orientação dos graduandos e alunos do ensino de médio sob a supervisão de seu orientador de mestrado para aprimorar sua prática. Serão realizados encontros para a discussão dos resultados obtidos durante os experimentos, instigando a produção de textos e trabalhos que culminarão em produção científica.
Promover a formação empírica dos mestrandos, por meio da identificação, compreensão e análise das dinâmicas educativas envolvidas nas ações de orientação e produção científica. Será apresentada a rotina de orientação de alunos de iniciação científica, iniciação científica júnior e graduandos que realizam trabalho de conclusão de curso, visando dar ao mestrando a possibilidade de vivenciar questões relativas à gestão e as atividades de ensino-aprendizagem. O mestrando atuará na orientação dos graduandos e alunos do ensino de médio sob a supervisão de seu orientador de mestrado para aprimorar sua prática. Serão realizados encontros para a discussão dos resultados obtidos durante os experimentos, instigando a produção de textos e trabalhos que culminarão em produção científica.
Importância da pesquisa experimental em parasitologia. Histórico e aspectos conceituais em parasitologia. Aspectos relacionados ao diagnóstico em parasitologia, colheita de amostras e métodos. Planejamento experimental em parasitologia. Tipos e aplicações de modelos experimentais em parasitologia. Treinamento no manuseio dos modelos experimentais em parasitologia.
Proposta pedagógica articulada às necessidades do Curso de Graduação em Farmácia ou afim. Experiência didático-pedagógica com alunos da graduação, mediante orientação e supervisão de professor credenciado pelo Curso de Mestrado em Ciências Farmacêuticas.
Proposta pedagógica articulada às necessidades do Curso de Graduação em Farmácia ou afim. Experiência didático-pedagógica com alunos da graduação, mediante orientação e supervisão de professor credenciado pelo Curso de Mestrado em Ciências Farmacêuticas.
Proposta pedagógica articulada às necessidades do Curso de Graduação em Farmácia ou afim. Experiência didático-pedagógica com alunos da graduação, mediante orientação e supervisão de professor credenciado pelo Curso de Mestrado em Ciências Farmacêuticas.
A segurança do B-caroteno e das vitaminas antioxidantes C e E. Antioxidantes e função imune. Antioxidantes e AIDS. Antioxidantes e câncer: evidência epidemiológica. Nutrientes antioxidantes e câncer de pulmão. Nutrientes antioxidantes e câncer da cavidade oral. Selênio na prevenção do câncer. Antioxidantes e peroxidação lipídica. Espécies reativas de oxigênio nas lesões hepática e renal. Antioxidantes na prevenção de doença arterial coronariana. Antioxidantes no metabolismo e patologia cerebrais. Radicais livres no envelhecimento e no diabetes mellitus. Nutrientes antioxidantes e prevenção de doença ocular relacionada à idade.
Métodos de avaliação de atividade antimicrobiana. Agentes bactericidas e bacteriostáticos. Testes de citotoxicidade em cultura de células. MTT. Testes de biocompatibilidade.
Estudo de métodos para operacionalização de protocolos em modelos experimentais para avaliação da atividade farmacológica. Técnicas de manuseio e cuidados de pequenos animais induzidas por procedimentos cirúrgicos, apresentação de consolidadas técnicas e resultados de avaliações experimentais correlatas e/ou mais recentes. Avaliação da Atividade Farmacológica nos Sistemas hepato-gastrointestinal, endócrino, sistema nervoso central e Antiinflamatória e/ou Analgésica. Atividades: Aulas expositivas, discussão de artigos científicos, seminários e aulas práticas.
A estrutura lógica de artigos científicos: descrição escrita e objetiva de experimentos, redação e discussão da relevância dos resultados. O processo de publicação: como escolher o período para submissão de trabalho, fator de impacto e classificação dos periódicos na área de Farmácia, elaboração de carta de apresentação (cover letter), análise pelos pares e argumentação na resposta aos revisores. Outros meios de comunicação científica (apresentações orais e pôsteres). Expressão de ideias científicas em inglês. Análise da qualidade da redação em inglês.
Elaboração em conjunto com o Professor Orientador de estudos ou treinamentos adicionais necessários para a execução do Projeto de Pesquisa que dará origem à dissertação do mestrando. Estudos (seminários) setoriais dos laboratórios de pesquisa.
Palestras de pesquisadores do curso e convidados sobre os mais diversos temas de Ciências Farmacêuticas e áreas conexas, com ênfase em assuntos pertinentes com as linhas de pesquisa do Curso. Estudo de assuntos especiais do contexto do Curso de mestrado. Discussão de artigos de periódicos e de projetos de pesquisa em andamento, relacionados com as dissertações do Programa.
Métodos de imuno-histoquímica para tecidos em cortes histológicos obtidos em blocos de parafina e criostato. Métodos de obtenção dos cortes histológicos: distensão e fixação em lâminas silanizadas, hidratação, recuperação antigênica, bloqueio de peroxidase endógena, aplicação de anticorpos primários biotinilados, aplicação de anticorpos secundários marcados com substância cromógena, revelação e montagem.
Estuda a química vegetal e derivados semi-sintéticos de produtos naturais, abordando os principais constituintes químicos ativos. Estuda as técnicas de extração, isolamento e purificação de componentes micromoleculares de vegetais. Discute o emprego de ensaios de atividade biológica in vitro para o fracionamento biomonitorado de produtos naturais.
Estudo de recentes avanços na área de ciências farmacêuticas: conhecimento avançado sobre farmacologia e tecnologia farmacêutica. Apresentação de artigos publicados em revistas indexadas salientando novos fármacos, recentes marcadores biológicos e resultados com produtos naturais recentemente estudados.
Estudo de recentes avanços na área de ciências farmacêuticas: conhecimento avançado sobre farmacologia e tecnologia farmacêutica. Apresentação de artigos publicados em revistas indexadas salientando novos fármacos, recentes marcadores biológicos e resultados com produtos naturais recentemente estudados.
Estudo de recentes avanços na área de ciências farmacêuticas: conhecimento avançado sobre farmacologia e tecnologia farmacêutica. Apresentação de artigos publicados em revistas indexadas salientando novos fármacos, recentes marcadores biológicos e resultados com produtos naturais recentemente estudados.
Estudo de recentes avanços na área de ciências farmacêuticas: conhecimento avançado sobre farmacologia e tecnologia farmacêutica. Apresentação de artigos publicados em revistas indexadas salientando novos fármacos, recentes marcadores biológicos e resultados com produtos naturais recentemente estudados.
A área de Farmácia caracteriza-se pela produção de conhecimento científico e tecnológico, interligando os saberes da pesquisa básica e aplicada, nas várias interfaces que constituem, mais amplamente o que atualmente se denomina de Ciências Farmacêuticas. As diferentes disciplinas que compõem esta área permitem o desenvolvimento de práticas no setor da saúde, relacionadas ao desenvolvimento e controle de fármacos e medicamentos, às ações da assistência farmacêutica, assim como no âmbito das análises clínicas e toxicológicas. Neste contexto, a área de Farmácia está inserida nas prioridades estratégicas das políticas públicas que vem sendo implantadas no país.
Ainda não existem dados cadastrados!
Adriana Regina Chippari Gomes
Bianca Prandi Campagnaro
Carlos Eduardo Tadokoro
Cecília Waichert
Denise Coutinho Endringer
Elisângela Flávia Pimentel
Elisardo Corral Vasquez
Fábio Ribeiro Braga
Girlandia Alexandre Brasil
Levy de Carvalho Gomes
Marcio Fronza
Rodrigo Scherer
Tadeu Uggere de Andrade
Thiago de Melo Costa Pereira
Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Doutor pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo – USP
Doutora em Biologia pela Utah State University
Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Doutora em Ciências Biológicas, área de microbiologia, pela Friedrich-Alexander-Universitat-Erlangen-Nurnberg (Alemanha)
Doutor em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP-USP
Doutor em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa – UFV
Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Doutor em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa – UFV
Doutor em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
Doutor em Biologia e Biotecnologia Farmacêutica pela Universidade Albert-Ludwigs de Freiburg (Alemanha)
Doutor em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Doutor em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Ainda não existem dados cadastrados!
Leia online todas as teses e dissertações já publicadas pelo programa de Arquitetura & Cidade
Leia online todas as teses e dissertações já publicadas pelo programa de Arquitetura & Cidade