O Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política tem como objetivo a formação de mestres em Sociologia Política capazes de desenvolver o instrumental teórico-metodológico na área para o atendimento das demandas sociopolíticas regionais, nacionais e internacionais, promovendo a ação e a integração dos atores políticos e sociais. Deste modo, acredita-se que a formação de profissionais na área contribuirá com os processos de governança, com a formulação, implantação e avaliação de ações públicas nos mais diferentes espaços e territorialidades, bem como no incremento do número de profissionais capacitados para a atuação em instituições de ensino superior do Espírito Santo e alhures.
Duração: 24 meses
Regime: Semestral
Local: Vila Velha
Telefone: (27) 3421-2137
E-mail: ppgsp@uvv.br
Parcela: 25 parcelas de R$: 1.765,00
O programa ainda não possui curso de doutorado.
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Vila Velha (PPGSP/UVV) foi criado em 2012, com sua primeira turma iniciando o mestrado em agosto daquele ano. O PPGSP é um programa que sucede a cooperação exitosa entre a Universidade Vila Velha e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo que apresentou a proposta em associação temporária do PPGCS-Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, aprovada pela Capes no APCN 2009, cujas atividades perduraram entre os anos de 2010 e 2013, criando as condições para a submissão deste programa autônomo da UVV.
Desde sua implantação, o PPGSP veio responder a uma demanda quantitativa e qualitativa, em especial, frente às necessidades do estado do Espírito Santo. De um lado, o programa busca oferecer uma nova opção de formação na área, com a qualificação em alto nível de profissionais atuantes na educação básico ou na superior, em empresas privadas, em instituições públicas e em organizações da sociedade civil. De outro lado, o programa busca fomentar o desenvolvimento de novos estudos e pesquisas, teóricas e/ou aplicadas, visando identificar problemas sociais, transformando-os em objetos de investigação, no intuito de melhor compreendê-los e enfrentá-los.
Coordenador
Docente
Docente
Docente
Discente
Leia online todas as teses e dissertações já publicadas pelo programa de Arquitetura & Cidade
Ainda não existem dados cadastrados!
O PPG em Sociologia Política está vinculado à área de Sociologia da CAPES e tem como área de concentração a “Sociologia Política”. Sua proposta é estudar a dinâmica social a partir de uma visão política, enfocando o binômio “Estado e Sociedade” e as “Políticas Públicas e Questões Contemporâneas”. Objetiva a pesquisa constante de questões relativas às articulações de processos sociais, econômicos, políticos e culturais. Dentre eles: a análise dos processos migratórios à luz do sistema produtivo atual e da globalização; a relação entre questões socioambientais, poder e política; a educação e saúde como problemas político-sociais; a dinâmica regional e a segregação sócio espacial, violência, pobreza e desigualdades. Contempla o emprego de métodos e técnicas de produção científica qualitativa e quantitativa para aferir as novas formas de configuração social e as mais diversas atribuições dos atores e movimentos sociais. Essas dimensões são contempladas pelas linhas de pesquisa desenvolvidas pelos docentes e discentes do programa.
No que se refere à linha de pesquisa “Estado e Sociedade”, são desenvolvidas no PPGSP investigações sobre as inter-relações entre Estado e sociedade analisando o pensamento político e social, a formação e transformação do Estado, com ênfase no Estado brasileiro, e a problemática da ação coletiva em âmbitos local e global. Analisa os mecanismos institucionais e socioculturais que regulam a participação cidadã, os processos decisórios, bem como as representações em geral. A linha de pesquisa de “Estado e Sociedade” articula o debate de caráter mais político, apoiando-se nas contribuições teórico-metodológicas da ciência política e da filosofia política para articular as questões sociais à ótica da participação, dos movimentos e do controle social das instituições. Seu enfoque principal está na promoção de um debate que contribua para a promoção da democracia e do estado democrático de direito, a partir da articulação das escalas e processos político-sociais local, regional, nacional e internacional.
A linha de pesquisa de “Políticas Públicas e Questões Contemporâneas”, por sua vez, estuda as ações de produção de serviços planejados promovidos pelo poder público nas esferas federal, estadual e/ou municipal direcionadas para atividades de regulação que possam atingir a realidade econômica, social, espacial, cultural e ambiental, objetivando o bem coletivo e o desenvolvimento sustentável. Busca a reflexão sobre o planejamento e o desenvolvimento das políticas públicas e sua relação com as condições de vida coletiva, vinculadas à saúde, educação, segurança, migração, habitação, infraestrutura e aos problemas sociais urbanos e ambientais implícitos na natureza da relação e articulações entre Estado e sociedade e na própria representação sócio-política do indivíduo como cidadão. Sua contribuição principal está na articulação de estudos que promovam uma boa governança, focada na ação coletiva e na promoção da justiça social e redução de desigualdades. Neste sentido, se propõe à articulação dos debates da sociologia, em seus mais diversos ramos, com a questão do poder, suas relações e os processos de dominação. Articula, assim, os processos regulatórios formais à práxis social e à dinâmica coletiva.
Ainda não existem dados cadastrados!
Núcleo de Estudos Urbanos e Socioambientais (NEUS)
O Núcleo de Estudos Urbanos e Socioambientais (NEUS) é um grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política/PPGSP da UVV-ES que visa desenvolver pesquisa e extensão sobre as questões urbanas e socioambientais numa perspectiva interdisciplinar. A partir das pesquisas que se desenvolvem no NEUS, se busca contribuir para a compreensão sobre a relação entre expansão urbana em áreas periféricas e a produção social de insustentabilidades sistêmicas, de vulnerabilidades socioambientais no recorte das transformações geradas pelo processo de construção social de riscos de desastres. Além disso, o olhar investigativo desenvolvido no grupo toma por fio condutor os campos de conflito e de problematização que se configuram em torno das formas de controle e gestão dos espaços urbanos, buscando revelar os elementos que constituem as cartografias políticas das cidades. Através da produção desses conhecimentos, pretende-se subsidiar o posicionamento político de atores no processo de tomada de decisão política em meio urbano. O NEUS encontra-se vinculado à linha de pesquisa “Políticas Públicas e Questões Contemporâneas”. O NEUS é liderado pela Profa. Dra. Teresa da Silva Rosa, tendo o Prof. Marcos Mendonça (Escola Politécnica, UFRJ) como vice-líder e sendo integrado pelo também professor Frank Andrew Davies.
Núcleo de Estudos em Política e Sociedade (NEPS)
Este núcleo de pesquisa está registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2011 e, em 2015, passou por um processo de reorientação do seu foco de estudos. Nesse sentido, o NEPS, tem como principal objetivo discutir teórica, metodológica e empiricamente questões ligadas à memória, de uma perspectiva interdisciplinar. O núcleo se estrutura atualmente em duas grandes linhas de pesquisa: (1) Instituições, representação e práticas sociais e (2) Narrativa, memória e sociedade. Em torno dessas linhas de investigação, as pesquisas do NEPS abarcam de um lado, o desenvolvimento de estudos a respeito do conceito e dos fenômenos de representação social, mediação simbólica, sociabilidade, usos do passado, atuação de elites e disputas de poder; e de outro, a problematização do processo de construção, circulação e apropriação das memórias individuais/coletivas, em diferentes tempos e espaços culturais e históricos. O NEPS está vinculado à linha de pesquisa “Estado e Sociedade”. O NEPS é liderado pelo Prof. Dr. Vitor de Angelo.
Núcleo de Apoio a Refugiados no Espírito Santo (NUARES)
Este núcleo de pesquisa foi criado em 2004 com o objetivo de fortalecer a atuação do Estado na elaboração de políticas públicas destinadas ao atendimento a refugiados, seja por meio de pesquisas de interesse acadêmico, mas também de ações concretas que possibilitem o acolhimento de refugiados no Espírito Santo. Desde 2012 está registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. O NUARES envolve docentes e discentes da graduação e do mestrado. Dado o potencial que apresenta para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão, o núcleo foi incorporado ao PPGSP quando iniciadas suas atividades. O NUARES, desde 2006, possui convênio com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), por meio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello. O NUARES está vinculado à linha de pesquisa “Políticas Públicas e Questões Contemporâneas”. O NUARES é liderado pela Profa. Dra. Viviane Mozine na pós graduação e pelo Prof. Rafael Simões, na graduação.
Núcleo de Pesquisa em Ativismos, Resistências e Conflitos (NUPARC)
Este grupo de pesquisa discute as dimensões do urbano e do socioambiental a partir da discussão de temas voltados a uma perspectiva crítica das relações entre ambiente e sociedade, sob uma ótica ecocêntrica. Apoiado nas bases do pós-estruturalismo, pós-colonialismo e pós-marxismo, apresenta um enfoque analítico empírico das relações de poder, escalas político-sociais, governança ambiental e participação cidadã frente ao binômio economia-ecologia. Com isso, propõe o debate e desenvolve trabalhos que pretendam: 1) discutir a questão ambiental enfocando a governança e os territórios a partir das práticas sociais; 2) debater a formulação e execução de políticas públicas ambientais urbanas e seus impactos nos territórios e respectivas populações a partir do questionamento da noção de desenvolvimento; 3) compreender as estratégias alternativas de governança socioambiental local e internacional através de incentivo à participação social e empoderamento dos atores com o fim de promoção da cidadania ambiental. O grupo “Ecologia Política e Governança Ambiental” está vinculado à linha de pesquisa “Políticas Públicas e Questões Contemporâneas” e é liderado pelo Prof. Dr. Augusto Cesar Salomão Mozine e pela Profa. Dra. Viviane Mozine Rodrigues.
Laboratório de Estudos Teoria e Mudança Social (Labemus)
O Labemus é grupo interdisciplinar e interinstitucional de pesquisa em ciências sociais e humanas. Lançado em julho de 2020, ele emerge de um longo e cumulativo diálogo entre pesquisadoras e pesquisadores vinculados a diferentes departamentos e instituições universitárias do Brasil e do exterior. Seu propósito é desenvolver reflexões teóricas e investigações empíricas que contribuam para uma melhor compreensão do(s) mundo(s) em que vivemos, em um esforço conjunto para elaborar uma ontologia do tempo presente. Reunindo professores, pós-doutorandos, doutorandos e mestrandos atuantes em linhas de pesquisa diversificadas e relativamente independentes, o laboratório funda-se sobre a preocupação comum em apreender a mudança social que caracteriza o mundo contemporâneo. A ideia de mudança social é nosso ponto de partida pois, sendo um aspecto inevitável da existência coletiva, sua compreensão sempre foi uma motivação intrínseca das ciências sociais e humanas. Sendo assim, a mudança também é um dos principais alicerces de uma teoria social do presente: se o avanço dos diagnósticos e prognósticos de um tempo consiste em incorporar continuamente as complexas dimensões sincrônicas e diacrônicas da realidade social, ele exige também o constante exercício de abertura dialógica e incorporação sistemática da pluralidade. Nosso laboratório, que tem como principal foco o incentivo coletivo à formulação de novas interpretações do mundo social, é composto por sociólogos, antropólogos, historiadores, cientistas políticos e filósofos cujo objetivo é dar um sentido fecundo e inovador às inevitáveis tensões que emergem de uma rica variedade de agendas de pesquisa, orientações teóricas e formações metodológicas de cada um. Tal diversidade é entendida, assim, não como um obstáculo, mas como mola propulsora necessária para uma adequada compreensão do mundo complexo e heterogêneo em que vivemos. Além de um espaço de interlocução diverso e inovador, o Labemus busca ser uma instância dinâmica de disseminação de novas teorias sociais do presente.
Doutor em Ciências Humanas (Sociologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutor em sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).
Doutor em Sociologia – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutor em Ciências Sociais – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Doutora em CIências Sociais – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Doutora em Socioeconomia do Desenvolvimento – École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris)
Doutor em Antropologia Social – Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Ciências Sociais – Universidade Federal de São Carlos
Doutora em CIências Sociais – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Ainda não existem dados cadastrados!
Leia online todas as teses e dissertações já publicadas pelo programa de Arquitetura & Cidade
Leia online todas as teses e dissertações já publicadas pelo programa de Arquitetura & Cidade