Pesquisa trata de ecologia e saúde de felinos

A bióloga Ana Carolina Srbek de Araujo, da Universidade Vila Velha (UVV), realiza estudos na Reserva Natural Vale (RNV) desde 2005, de forma contínua, tendo as onças como fonte principal de interesse. Atualmente, ela coordena o projeto de pesquisa “Competição, coexistência e saúde geral de grandes felinos na Mata Atlântica de Tabuleiro”, selecionado entre as propostas recebidas com base no edital conjunto da Vale e Fundações de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, lançado em 2015.

Doutora em “Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre” pela Universidade Federal de Minas Gerais, Ana Carolina Srbek de Araujo já foi analista de Sustentabilidade da Vale e hoje é professora titular dos Programas de Pós-graduação em Ecologia de Ecossistemas e de Pós-graduação em Ciência Animal, ambos da UVV.

Em um trabalho anterior, ainda nos anos 2000, ela chegou à estimativa de existência de cerca de 20 onças-pintadas (Panthera onca) no Bloco Linhares-Sooretama – grande remanescente florestal do qual a RNV faz parte. Trata-se da última população desses felinos no Espírito Santo e uma das últimas em toda a Mata Atlântica.

O estudo atual tem por objetivo investigar os padrões de competição intra e interespecífica, estabelecendo os mecanismos que permitem a manutenção das populações e a coexistência de onças-pintadas e onças-pardas ( Puma concolor) no Bloco Linhares-Sooretama, além de determinar o estado de saúde geral dos indivíduos.

Desde 2017, os pesquisadores já percorreram 1.380 quilômetros durante as amostragens e, nos primeiros 16 meses de estudo, foram detectadas 459 amostras fecais de felinos, das quais 38 já foram confirmadas como pertencentes a espécies de grande porte. Todas as amostras coletadas têm porções destinadas a análises de dieta. As amostras fecais encontradas frescas dão origem a subamostras, as quais são selecionadas para análises de parasitos intestinais e virologia.

No segundo semestre de 2018, teve início uma nova fase do projeto, que prevê a captura e a colocação de colares-transmissores nos indivíduos. Com isso, será possível aperfeiçoar o monitoramento e a investigação dos padrões de uso e compartilhamento do espaço entre onças-pintadas e onças-pardas, além de dar continuidade às investigações a respeito da sobreposição da dieta e da saúde geral.

Com a onça sedada, será feita a coleta de amostras para uma avaliação geral de sua saúde, realizada por meio da investigação de parâmetros biológicos (perfil hematológico e bioquímico) e dosagem de contaminantes inorgânicos; condição da cavidade oral e dentição; endo e ectoparasitas; doenças virais; e capacidade reprodutiva dos indivíduos.

A partir do projeto, se saberá quais mecanismos ecológicos permitem que as onças-pintadas e as onças-pardas reduzam a competição direta, o que é importante para sua convivência no Bloco Linhares-Sooretama e em outras áreas fragmentadas do país.

Saiba mais:

Youtube

Link