Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) da UVV cuja área de concentração é Saúde e Produção Animal possui duas linhas de pesquisa: 1-Biotecnologia Aplicada à Produção e Sanidade Animal e 2-Clínica, Cirurgia e Anestesiologia experimental. Com excelente infraestrutura, o PPGCA é o único Programa de mestrado na área de Medicina Veterinária do estado que possui hospital veterinário próprio e fazenda escola. Com isso, consegue oferecer aos discentes e docentes maior articulação entre as linhas de pesquisa e forte treinamento em várias áreas da formação da Medicina Veterinária. Além da aderência com a área de Medicina Veterinária, o PPGCA também atua nas áreas de ciências da terra, da saúde e biológicas, com isso profissionais graduados nos cursos de zootecnia, biologia, nutrição, medicina, farmácia, agronomia e odontologia também podem realizar o mestrado em Ciência Animal.  Desde sua criação em 2008, o PPGCA atua como um importante polo gerador de conhecimento técnico-científico nas grandes áreas de Agrárias e Saúde. Como premissa básica, aponta-se o compromisso com a qualidade da formação dos discentes e a garantia de alto nível de excelência e satisfação.

Missão: Formar mestres qualificados na área da Ciência Animal, comprometidos com o desenvolvimento da comunidade e da saúde única, com amplo conhecimento para propor e executar ações visando minimizar as assimetrias regionais dentro e fora do estado do Espírito Santo.

Visão: Ser reconhecido nacional e internacionalmente pela Inovação, pela Excelência e pelo Comprometimento com o ensino, a pesquisa e a extensão nas diferentes áreas da Ciência Animal, agregando valor ao processo de formação e contribuindo para a inserção de seus egressos no mercado de trabalho.

Valores: Ética, Empatia, Acolhimento, Comunicação, Responsabilidade, Trabalho em equipe, Motivação, Inovação e Criatividade, Comprometimento, Empreendedorismo, Bem-estar, Sustentabilidade, Inclusão social, Compromisso com a saúde e Respeito ao Meio Ambiente.

Planejamento estratégico e autoavaliação

O sistema de autoavaliação dos programas de pós-graduação na Universidade Vila Velha, é acompanhado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, e envolve coordenação, corpo docente e discente. A Pró-Reitoria realiza anualmente o acompanhamento dos Programas por meio do Seminário Integrador dos Programas de Pós-Graduação Strictu sensu da universidade e, no qual, cada PPG apresentava seu portfolio. Compõem a banca de acompanhamento da Pró-Reitoria os professores Doutor Heráclito Amâncio (Reitor); Rafael Galveas (vice-reitor); Dra. Denise Endringer Coutinho (próreitora) e o Dr. Alessandro Coutinho (Diretor dos Programas de Pós-Graduação Strictu e Lato sensu).  No Seminário são apresentadas a situação do Programa em sua área e as ações estratégicas implementadas em consonância com os critérios elegíveis da CAPES para a área de atuação do PPG. Assim, compunha-se como base do Seminário a apresentação, discussão e avaliação dos dados anuais apresentados:

(1) planejamento estratégico – planilha 5W2H e Matriz Swot;

(2) carga horária e disciplinas ofertadas ao longo do quadriênio;

(3) produção científica do programa com discentes e docentes;

(4) número de vagas oferecidas e desempenho nos processos seletivos;

(5) desempenho acadêmico e produtivo dos docentes e discentes;

(6) tempo médio de defesa das dissertações;

(7) ações de Inserção Social e projetos de Extensão com visibilidade;

(8) experiência docente internacional e parceria com outras IES nacionais e internacionais;

(9) egressos e sua inserção no mercado;

(10) pontos de destaques do programa;

(11) número de Docentes permanentes;

(12) manutenção do corpo docente ao longo do quadriênio;

(13) adequação da oferta de disciplinas e a demanda de formação dos discentes.

No quadriênio 2017-2020, constituiu-se uma Comissão de planejamento própria com a participação de docentes do Programa e participantes externos, representantes discentes e técnicos sob a assessoria de consultores, a qual foi capaz de avaliar as ações do Programa desde sua abertura, os resultados e objetivos alcançados; discutir novas proposições, caminhos e metas que contribuam com a evolução do Programa, a qualidade de formação de recursos humanos e produtos gerados, bem como a ampliação e diversificação de atividades, a fim de suprir as demandas da comunidade e região e elevando sua visibilidade nacional e internacional. Para a Autoavaliação, utilizam-se as metodologias de Matriz Swot e Análise de Satisfação docente, discente e de egressos com relação aos quesitos: organização, infraestrutura e coordenação.

Acesse a última versão do planejamento e autoavaliação do PPGCA: Link

Mestrado

Duração: 24 meses

Regime: Semestral

Local: Vila Velha

Telefone: (27) 3421-2137

E-mail: ppgca@uvv.br

Parcela: 25 parcelas de R$: 1.765,00

 

Doutorado

Ainda não existem dados cadastrados!

Histórico

Criado em 2008 com objetivo de atender à demanda por profissionais capacitados na área de Medicina Veterinária, o PPGCA vem desempenhando o seu papel contribuindo com a fixação de profissionais mais qualificados e, por conseguinte, diminuindo assimetrias regionais do estado. Merecem destaque a forte atuação na geração de pesquisas de excelência e de impacto internacional, a formação consolidada e o impacto social do Programa que aproxima a comunidade da Universidade. O mercado Pet é um dos que mais cresce no Estado do Espírito Santo e no mundo, e o PPGCA por meio de discentes e docentes atua com propriedade na “medicina veterinária urbana”, cuja demanda para resolução de problemas referentes ao grande número de cães e gatos, tem alimentado os projetos em suas linhas de pesquisa. Ademais, propaga-se a atuação dos discentes, docentes e egressos no campo, em propriedades rurais para a resolução de problemas enfrentados no dia-a-dia pelos produtores rurais, bem como na área ambiental. No contexto mercadológico, o PPGCA supriu ao longo dos anos o constante crescimento e a necessidade de especialização nos setores de animais pets, de produção, exóticos e silvestres, bem como o de animais de competição e treinamento, graças a sua qualidade. Programa se articulou ao longo dos anos como um importante centro polarizador de conhecimento e formação acadêmica de excelência para o estado do Espírito Santo e demais regiões do país. As pesquisas realizadas na linha Clínica, Cirurgia e Anestesiologia experimental têm contribuído de forma clara e pontual na melhoria da condição de vida de muitos animais, sem contar a enorme contribuição gerada com a fixação de profissionais capacitados e empreendedores para o estado do Espírito Santo. Na linha Biotecnologia Aplicada a Produção e Sanidade Animal a geração de produto técnico científico e utilização de biotecnologia tem gerado uma enorme inovação em várias áreas da Medicina Veterinária e Ciências Biológicas. Destacamos aqui a produção de nanopartículas, que será melhor explorada ao longo da proposta, como um produto genuíno derivado dos estudos dessa linha de pesquisa. A forte integração do Programa com os cursos de graduação na área das Agrárias e da Saúde no estado do Espírito, propiciam a formação continuada de um enorme contingente de alunos. Ao longo dos anos, o Programa contribuiu com a formação de profissionais empreendedores e qualificados para o magistério do ensino superior, com formação multidisciplinar e aptos para o desenvolvimento de pesquisa científica em Ciência Animal e resolução de problemas regionais e capazes de contribuir com conhecimentos para a Saúde Única, Inovação, Ciência e Tecnologia no estado e para o Brasil.

 

Comissão Coordenadora

Prof. Dr. Fabio Ribeiro Braga

Coordenador: (fabio.braga@uvv.br)

Profa. Dra. Bárbara Loureiro

Colegiado (barbara.loureiro@uvv.br)

Profa. Dra. Cristiane dos Santos Honsho

Colegiado (cristiane.honsho@uvv.br)

Prof. Dr. Fernando Luiz Tobias

Colegiado (fernando.tobias@uvv.br)

Samilla Alves Sobra

Discente (samillasobral@hotmail.com)

Profa. Dra. Thaís Gomes Rocha

Suplente (thais.rocha@uvv.br)

Lauany Santos Almeida

Suplente

Confira nosso repositório

Leia online todas as teses e dissertações já publicadas pelo programa de Arquitetura & Cidade

ACESSAR AGORA

Notícias